Economia e produtividade

Conforme definido, a produtividade física é a quantidade de produção produzida por uma unidade de entrada de produção em uma unidade de tempo. Em termos leigos, poderia ser um equipamento que pode produzir 10 toneladas de produção por hora.


A produtividade econômica, por outro lado, é o valor da produção adquirida de uma unidade de entrada. Por exemplo, se um trabalhador produz uma produção de 2 unidades em uma hora (com um preço de R$ 10 cada), sua produtividade é de R$ 20. 

Tanto os elementos tecnológicos e de mercado (quantidades e preços de produção, respectivamente) interagem uns com os outros para determinar a produtividade econômica.

Cálculos


Um obtém a produtividade econômica média dividindo o valor de saída e (tempo ou físico) unidades de entrada. Além disso, se o processo de produção usa apenas um fator (trabalho, por exemplo), o procedimento fornece o nome da produtividade desse fator. (Neste caso, a produtividade do trabalho).

Se houver mais de uma entrada usada para cada fator, é possível calcular pelo mesmo procedimento sua produtividade. (Neste caso, é denominado "parcial").

A produtividade total dos fatores tenta construir uma medida de produtividade que inclua uma agregação de fatores. Como isso significa ainda está em hipóteses, e, portanto, ainda não está assegurado em um quadro geral.

Indicadores


Até à data, foi determinada pela tecnologia atual que a quantidade física máxima de saída pode ser alcançada em conjunto com o número e a qualidade das entradas necessárias.

Por sua vez, a tecnologia adotada é uma escolha econômica. A ampla gama de tecnologias concorrentes de hoje é influenciada pelas inovações disponíveis e compatibilidade com o adotante.

A maioria não pode ser revertida por causa do alto custo de troca.

Tecnologia


As mudanças tecnológicas às vezes ocorrem rapidamente em algumas indústrias, enquanto em muitas outras as mudanças são mais graduais. A tecnologia, no entanto, sempre melhora.

A produtividade econômica dependerá dos preços e da demanda. Se os consumidores exigirem menos produtos que possam ser produzidos potencialmente, as plantas não funcionarão em plena capacidade produtiva.

A produtividade econômica pode cair junto com demandas e preços decrescentes.

No nível macroeconômico, a produtividade do trabalho (PIB por trabalhador) depende da dinâmica correspondente de dois fatores: PIB e emprego. Em suma, a produtividade aumenta se o PIB (produto interno bruto) aumentar mais rapidamente do que o emprego.

Aumento da produtividade


Muitos fatores ajudam a aumentar a produtividade. Incluem a acumulação de capital através de investimentos, disseminação de novas tecnologias, esforços domésticos inovadores, maior divisão de trabalho, níveis mais altos de educação, modos de produção organizacional e tecnológica de modelos de classe mundial e desenvolvimento de infraestruturas físicas e sociais.

Impactos do aumento da produtividade


Maior produtividade irá primeiro fazer sua presença nos lucros e, em última instância, no salário das pessoas. Se os custos de produção não exceder o aumento da produtividade, existe a possibilidade de queda ou estabilidade de preços.

Também é propício para uma inflação mais baixa.

Em outros países, a produtividade cresceu. Nos países ricos, o PIB subiu principalmente devido ao aumento da produtividade. Os países mais pobres do mundo estão tipicamente com um baixo aumento de produtividade.


Até agora, existe uma inter-relação marcada entre o aumento da produtividade e o aumento do PIB em todos os níveis: em todo o país, empresas, grupos organizacionais, até mesmo para o próprio indivíduo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alterando hábitos para melhorar sua vida